terça-feira, 18 de dezembro de 2007

espírito natalino.

Está chegando o Natal. Em épocas assim, confesso me assustar diante de umas e outras situações. Quem realmente sabe o que é Natal? Ou quem, de fato, vive o espírito natalino?
Natal virou sinônimo de compra. Compra, compra , compra. Uma festividade para o comércio. Uma desculpa para termos um motivo de presentear. Como se realmente precisássemos de um motivo para dar algo a alguém que gostamos. Os melhores presentes não são os de aniversário, ou de Natal. São aqueles inesperadamente dados numa quarta-feira nublada, por exemplo.
Outro clichê natalino que me tira do sério é a ceia em família. Pode até sem legal reunir numa data os familiares distantes, até mesmo os próximos, e comemorar alguma coisa. Coisa essa que, de fato, ainda não descobriram. Mas o que me aflita mesmo, é o fato de que muitos são obrigados a dividir a mesa, com aqueles mesmos parentes que passaram o ano inteiro demonstrando desprezo aos mesmos. E que não fizeram nada de construtivo o ano inteiro em suas vidas e ainda prejudicaram a sua, caro leitor.
Deixo claro aqui, meu ponto de vista Ateu. Caso alguém acredite do verdadeiro sentido do natal, comemore-o sim, junto de quem gosta. Mas por favor, selecione as pessoas as quais vão dividir esse momento com você. A falsidade de fim de ano é incrível. Portanto pense em quem você vai presentear. Se essa pessoa foi uma boa pessoa à você durante o ano, se o ajudou em momentos aflitos. Se você pode ou não contar com ela. Se você enxerga o bem através de seus olhos e se suas atitudes agem diante da ética.
E para finalizar, dou meu último conselho: não se assuste ao ver que sobrou dinheiro no bolso no natal. A seleção filtra todos aqueles desnecessários em sua vida. A ausência de presenteados, acaba sendo um presente pra você.

Nenhum comentário: